A falsificação é uma grande indústria, com uma rede que movimenta por ano cerca de 600 bilhões de dólares na venda de itens falsificados. Além do mais, estima-se que esse mercado cresça cerca de 30% ao ano. Dois terços de todos os bens falsificados vêm da China, e em 2008 só nas listas de compras do eBay haviam mais de quatro milhões de itens contrafeitos !!! Empurram os bens originais para fora do mercado e diminuem o valor que as pessoas estão dispostas a pagar por eles é um dos maiores efeitos negativos da falsificação. Ela acarreta também um grande prejuízo paras as pessoas que trabalham direta e indiretamente com os artigos genuínos. Estima-se que nos EUA, a cada ano , 750 mil trabalhadores perdem o emprego devido à falsificação. 100 mil desses empregos foram perdidos em Los Angeles e outros 25.000 em Detroit. Se fossem colocados em vagões de trem - os contrafeitos que invadem o mercado americano a cada ano - atingiriam 16 milhas de distância !!!!
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Expressão genérica que pretende garantir a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e/ou artístico) o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Segundo definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), constituem propriedade intelectual as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio. Para maiores informações, ver a página www.wipo.int/about-ip/en.
A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares) e Direito Autoral (obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na Internet e cultura imaterial). Quanto aos Conhecimentos Tradicionais, ainda não possuem uma definição no atual sistema de proteção da propriedade intelectual. É objeto de discussão entre juristas, comunidades locais e organizações mundiais de proteção da propriedade intelectual a adequação desse tema ao sistema patentário atual. A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) trata conhecimentos tradicionais como um novo tema a se definir, instituindo o “Comitê Intergovernamental sobre Propriedade Intelectual, Recursos Genéticos, Conhecimento Tradicional e Folclore”, para estudar formas de regulamentar o assunto
Apreensões resultantes de ofensas aos Direitos de Propriedade Intelectuais (IPR - intellectual property rights) estão crescendo cerca de 25% ao ano (quase igualando aos 30% de crescimento das contrafações). O valor médio dessas apreensões tem crescido constantemente, (embora essa relação tenha caído bruscamente entre 2008 e 2009). Os três países com o maior valor de infrações relativas aos direitos de propriedade intelectual são a China (mais de US $ 200 milhões), Hong Kong (quase US $ 27 milhões) e Índia, com apenas cerca de 3 milhões.
http://www.creditloan.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário