'

Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Tênis pirata é prejudicial à Saúde


"O tênis pirata, contrafeito, conseguiu uma proeza : infringiu dois incisos do artigo 689 do Regulamento Aduaneiro, que rege a aplicação da pena de perdimento, assim sua apreensão de ofício pode ser fundamentada tanto no inciso VIII (estrangeira, que apresente característica essencial falsificada ou adulterada...), quanto no inciso XIX (estrangeira, atentatória à moral, aos bons costumes, à saúde ou à ordem públicas;)"

No Brasil, há casos em que o lançamento de modelos de tênis ocorre depois do surgimento dos concorrentes piratas. Mas não só o Fisco e os fabricantes são lesados. De acordo com pesquisas do Laboratório de Biomecânica de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo o consumidor também perde com as imitações. Testes demonstraram que, com o tênis falso, o impacto nas articulações é 15% maior e a distribuição da força da pisada no tênis é 14% menos balanceada. Isso representa, num primeiro momento, desconforto, bolhas e calos. A longo prazo, podem ocorrer pequenas fraturas nos pés provocadas por pressão constante ou problemas de coluna e lesões articulares nos pés e joelhos. O professor de educação física Júlio Serrão, coordenador do laboratório, mostra, num modelo original, por que as falsificações são perigosas para a saúde.


COMO IDENTIFICAR TÊNIS PIRATA...
Observar alguns detalhes nos tênis pode evitar a compra de um tipo falsificado. Veja as orientações para identificar os modelos que estão entre os mais pirateados no Brasil:
Stabil - tênis para handebol

Fabricante - Adidas
Cheque se as três listras possuem detalhes prateados - no falso, as listras são todas brancas. O solado do falso é feito com material plástico, rígido. O verdadeiro é feito em EVA (entresola), com solado de látex. A palmilha do falso é fininha e não oferece amortecimento. No original, há uma placa termoplástica na região mediana do calçado, para dar maior suporte. O cabedal do original é feito em material sintético e áreas em tecido especial para ventilação. No falso não há esse tecido.
Toda a linha

Fabricante - Nike
Examine o contraforte (reforço na região do calcanhar), que nos originais são rígidos, para evitar lesões. Os tênis autênticos são acondicionados em caixas com códigos de barra e informação do país de origem. A empresa não vende produtos pela Internet no Brasil, nem para espaços com estandes
Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário: