'

Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nova mobilização, hoje, 11 de julho, dos funcionários públicos federais das Carreiras de Estado (Banco Central, Receita Federal e Polícia Federal) pode afetar operações de câmbio.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL e o FONACATE, que representa todas as entidades sindicais das demais categorias do funcionalismo das Carreiras Típicas de Estado (Polícia Federal, Receita Federal, Círculo de Gestão, Defensoria Pública, CVM, Susep etc) realizam nova mobilização amanhã, 11 de julho, em todo o país. No Rio de Janeiro, em frente ao prédio do Banco Central, está previsto um Ato Nacional pelo reajuste salarial.
Assim como aconteceu no última dia 28 de junho, a mesa de operações do Departamento de Mercado Aberto do BC (Demab) talvez tenha que ser transferida para a Anbima em regime de contigência, representando desconforto e situação de risco para quem precisa realizar, por exemplo, o Swap Cambial. Peça-chave para a política monetária do governo, o Demab tem papel importante na gestão de um dos indicadores que mais pesam negativamente no desempenho econômico do país: a dívida pública.

Na paralisação do dia 28 de junho, o BC ameaçou cortar o ponto dos servidores que aderiram ao movimento.

O recrudescimento da mobilização decorre da postura do governo, que, desde 2010, posterga a recomposição das tabelas salariais das Carreiras de Estado. Ao longo de 2011 e o início de 2012 as entidades apresentaram-se inúmeras vezes para a negociação, mas receberam sempre a mesma resposta do Governo: “não há previsão de recomposição salarial.” Não podemos aceitar o retorno à política do arrocho salarial. Não podemos retroceder dos avanços alcançados pelo Governo Lula na valorização das Carreiras de Estado. Para reter e atrair os melhores profissionais é preciso reconhecer sua importância. A recuperação das perdas inflacionárias - depois de quatro anos sem reajustes - é condição indispensável para manter a qualidade e a autonomia da Administração Pública. Por isso estamos promovendo o “Dia de Mobilização pela Negociação”. Queremos negociar e a Ministra do Planejamento precisa entender que sem diálogo todos saem perdendo.

Ato Nacional
Local: Av. Pres. Vargas, 730 – Centro (em frente ao prédio do BC)

Programação:
10h – Assembleia de informes conjunta (Sinal, SindSusep e SindCVM);
11h – Palestra “O futuro da Previdência Pública – como funcionará o FUNPRESP”, com Dr. Luiz Roberto Domingues – ex- Coordenador de Previdência e Saúde Ocupacional do MPOG;
14h – Ato Nacional com representantes das Carreiras Típicas de Estado contra a propalada ameaça do governo de não apresentação de proposta de reajuste para 2013.

Nenhum comentário: